global.stay-tuned

Orientações

Orientações


Acreditamos que, sem disciplina, não há aprendizado. Para se alcançar êxito e melhor aproveitamento nos estudos, espera-se que haja participação e empenho no processo, tanto do aluno, como dos pais ou responsáveis.
Por isso, no ato da matrícula é assinado um resumo do Regime Escolar que trata dos direitos e deveres, além das sanções disciplinares. Converse em casa com o aluno sobre as normas da escola descritas no documento.
Serviço de Ocorrências

Este serviço permite ao responsável um acompanhamento diário da situação acadêmica e disciplinar do aluno. Quando necessário, é enviado um documento que deve ser assinado e devolvido à Escola.
Penalidades

  • Aconselhamento e advertência verbal, pelo professor em classe;
  • Advertência escrita, encaminhada aos pais pela direção ou setor Disciplinar;
  • Reunião com os pais, solicitada pela Orientação Educacional ou Professor envolvido;
  • Suspensão da aula, determinada pelo professor por motivos de atraso, falta de material ou conduta imprópria;
  • Suspensão da Escola, determinada pelo Setor Disciplinar ou Administração em função da gravidade e reincidência, por determinado período;
  • Relatório de baixo empenho acadêmico, emitido pelo Setor Educacional. Tal medida aplica-se ao aluno com empenho escola inadequado e insuficiente, depois de seguidas intervenções e insistência do professor sobre ele;
  • Termo de compromisso, assinado pelos pais do aluno, determinando uma radical mudança na conduta escolar;
  • Sanção disciplinar, dedicada no Conselho de Classe, para os casos necessários.

Obs.: As situações não previstas neste regulamento interno serão definidas pela Direção da Escola, em consonância com os princípios que norteiam a instituição, com base no Contrato de Prestação de Serviços e Regimento Escolar, nas leis vigentes e em consenso com a Diretoria de Ensino.
As penalidades descritas neste regulamento serão aplicadas com respaldo e concordância formal dos pais e responsáveis, expressos no ato da assinatura de Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. A Escola poderá variar ligeiramente a sequência das sanções, dependendo das circunstâncias, agravamento e atenuantes de cada ocorrência.

Pontualidade

A pontualidade tem como objetivo formar no aluno o senso de responsabilidade.

  • Casos especiais de atrasos serão resolvidos pela direção dede que haja justificativa pessoal dos pais e/ou responsáveis ou por escrito na agenda;
  • Cada atraso gera uma ocorrência;
  • A frequência às aulas é obrigatória;
  • A falta, quando ocorrer, deve ser justificada pelos pais ou responsáveis, especialmente se o aluno perder prova;
  • Observe que as aulas das sextas-feiras à tarde têm seu término mais cedo;
  • Não serão permitidos (a não ser em casos extremos) atrasos na chegada ao colégio prejudicando o bom andamento das aulas;

Obs.: O limite permitido de atrasos por mês será de apenas três. Caso ultrapasse o limite, o aluno receberá uma advertência por escrito. Se persistirem os atrasos, será emitido um Termo de Ciência a ser assinado pelos pais ou responsável.

Não é permitida a entrada de aluno após termino da 1ª aula para ambos os turnos, salvo casos extremos e acompanhados pelos pais ou responsáveis.
Os 10 minutos de tolerância, após as entradas da manhã e da tarde,m não dão direito a atrasos contínuos.

Saída da Escola
O aluno só poderá sair da escola após o término da última aula ou mediante a solicitação pessoal dos pais. Os pais que precisarem buscar seus filhos.Os pais que precisarem buscar seus filhos, antes do término das aulas deverão solicitar autorização à Direção. Pedimos que a solicitação seja feita por escrito ou pessoalmente, nunca por telefone.

Obs.: O aluno que falsificar assinatura dos pais será disciplinado. Se o aluno burlar as regras e sair sem autorização, será passível de disciplina.


Uniforme

O uso do uniforme é obrigatório para todos os alunos desde o 1º dia de aula, em todas as atividades do colégio, inclusive atividades externas como: passeios, jogos, etc.
O uniforme é composto por: calça, camiseta e agasalho;
O calçado deve ser tênis. Não é permitido o uso de chinelo, sandália ou crocs;
Não é permitido descaracterizar ou custo matizar o uniforme; ele deve ser mantido na forma original;
Colocar nome legível no uniforme, pois o colégio não se responsabiliza em caso de perda.
Casa ausência do uniforme gera uma ocorrência. A escola não possui reserva para estes casos.
Para alunos da Educação Infantil, recomendamos mandar uma troca de roupa para emergência.

Observações:
Em casos que exijam o uso de chinelos ou sandálias (após machucados) o aluno deve apresentar recomendação escrita do médico ou responsável;
Mesmo durante o inverno, o uso do uniforme deve ser preservado. Existem várias opções de casacos e jaquetas que compõem o uniforme e devem ser adquiridos para os dias de frio mais rigoroso.

Aparelhos Eletrônicos
O uso é proibido em sala de aula conforme Decreto Estadual 52.625 de 15 de janeiro de 2008. O colégio não se responsabiliza por objetos como: ipod, maquina fotográfica, aparelho celular, mp3, mp4, games e outros. Caso sejam encontrados, serão guardados para serem entregues posteriormente.

Casos de Enfermidade e Medicação
Em caso de enfermidade ou febre os pais serão comunicados imediatamente e deverão providenciar a retirada do aluno para os devidos cuidados.
A escola não medica em nenhuma situação.
O aluno que já estiver com sintomas de enfermidades não deverá ir à escola.

Joias e Adornos
Conforme regimento escolar, não é permitido o uso de brincos, piercing, colares, pulseiras e outros, implicando em ocorrência e/ou advertência.

Unhas
Não é permitido o uso de esmaltes de cores fortes/extravagantes. Nesse caso, a aluna será orientada a tirar o esmalte.

Cabelos
Conforme regimento escolar, o cabelo masculino deve ser curto, modesto sem pinturas e penteados extravagantes. Da mesma forma, o cabelo feminino deve ser sem pinturas, cortes e penteados extravagantes;

Bonés
Não é permitido i uso de boné na sala de aula, auditório do colégio e nas aulas de educação física;

Entrada na Escola
Visando à segurança à segurança, organização e atendimento dos alunos na entrada e saída, os pais devem deixar e buscar seus filhos no portão da escola.
Pedimos aos responsáveis que não adentrem ao portão da escola.